Atualização das Normas Harmonizadas para Dispositivos Médicos na União Europeia

Comissão Europeia atualiza normas harmonizadas para dispositivos médicos: novas versões de normas para vestuário cirúrgico, máscaras médicas e esterilizadores

No dia 17 de outubro de 2025, a Comissão Europeia publicou a Decisão de Execução (UE) 2025/2078, que altera a Decisão (UE) 2021/1182 e atualiza as normas harmonizadas aplicáveis a dispositivos médicos.
O objetivo é assegurar que as normas técnicas refletam os mais recentes avanços científicos e estejam alinhadas com os requisitos do Regulamento (UE) 2017/745 (MDR) 

As novas versões das normas harmonizadas agora publicadas no Jornal Oficial da União Europeia são:

  • EN 13795-1:2025 – Vestuário e campos cirúrgicos – Requisitos e métodos de ensaio (Parte 1: Campos e batas cirúrgicas);

  • EN 13795-2:2025 – Vestuário e campos cirúrgicos – Requisitos e métodos de ensaio (Parte 2: Fatos de ar limpo);

  • EN 14683:2025 – Máscaras médicas – Requisitos e métodos de ensaio;

  • EN 14180:2025 – Esterilizadores para fins médicos – Esterilizadores de vapor a baixa temperatura e formaldeído – Requisitos e ensaios 

Estas novas normas substituem as versões anteriores (2014 e 2019) e introduzem melhorias técnicas e científicas para reforçar a segurança e o desempenho dos produtos.
Os fabricantes que adotem estas normas passam a beneficiar da presunção de conformidade com o MDR, simplificando os processos de Marcação CE e de avaliação da conformidade.

Impacto para os Fabricantes de Dispositivos Médicos e IVD

Os fabricantes de dispositivos médicos e IVD devem avaliar o impacto imediato destas alterações sobre os seus produtos e processos.

As novas versões normativas exigem:

  • Revisão dos dossiers técnicos e documentação de conformidade CE;

  • Atualização dos procedimentos de validação e ensaio;

  • Integração das novas referências nos sistemas de gestão da qualidade;

  • Eventual necessidade da realização de novos testes ou revalidação de produtos de acordo com os métodos de ensaio atualizados.

Esta decisão reforça a necessidade de uma abordagem estratégica à conformidade regulamentar, assegurando que cada fabricante mantém a sua posição competitiva no mercado europeu e garante a segurança e desempenho dos seus dispositivos.

Aceda ao documento completo a seguir.

Anterior
Anterior

FDA Issues Strategic Guidance on Decentralized Clinical Trials – A Turning Point for Medical Device and IVD Manufacturers

Próximo
Próximo

MHRA lança programa-piloto de regulação de IA para dispositivos médicos