Health Canada publica relatório sobre redução da burocracia regulamentar

Medidas visam simplificar processos, apoiar a inovação e reduzir custos para empresas sem comprometer a segurança dos pacientes

A Health Canada, em conjunto com a Public Health Agency of Canada, publicou o relatório “Canada’s Report on Red Tape Reduction”, onde apresenta as principais iniciativas implementadas para simplificar processos regulatórios e reduzir encargos administrativos para empresas do setor da saúde.

O relatório sublinha o compromisso das autoridades canadianas em equilibrar eficiência regulatória com a proteção da saúde pública, destacando que a redução da burocracia não pode comprometer a segurança, eficácia ou qualidade dos produtos de saúde, incluindo dispositivos médicos e medicamentos.

Principais medidas de simplificação

Entre as iniciativas apresentadas pela Health Canada, destacam-se:

  • Processos digitais simplificados para submissão de documentação e pedidos de autorização.

  • Maior transparência regulatória, com publicação de guias claros e acessíveis para fabricantes.

  • Harmonização internacional, promovendo o alinhamento com normas globais para facilitar o acesso a mercados externos.

  • Revisão de requisitos redundantes, eliminando sobreposições que aumentavam os custos administrativos para as empresas.

  • Apoio à inovação, através da adaptação de processos para tecnologias emergentes, como dispositivos digitais e soluções baseadas em inteligência artificial.

Impacto para fabricantes e indústria regulada

Estas medidas representam uma oportunidade para fabricantes de dispositivos médicos e IVD reduzirem custos e acelerarem processos de aprovação, ao mesmo tempo que mantêm elevados padrões de segurança e qualidade.

Anterior
Anterior

Entender a Regulamentação de Dispositivos Médicos Baseados em Software

Próximo
Próximo

FDA publica versão final da orientação ICH E6(R3) sobre Boas Práticas Clínicas